Minoxidil para tratamento da calvície | O minoxidil é um bom remédio para queda de cabelo?

O Minoxidil é um excelente medicamento utilizado no tratamento da calvície, alopecia e queda brusca de fios de cabelo, sendo indicado principalmente para os casos de calvície androgenética, que é aquela determinada pela genética de cada indivíduo. O uso do Minoxidil para calvíie e queda de cabelo é um tratamento consagrado na Dermatologia pois atua diretamente na melhora dos fios através da sua ação vasodilatadora, que estimula o crescimento dos folículos capilares e melhora a circulação de sangue da região. O resultado é um cabelo mais firme, forte e saudável e se você está sofrendo com o enfraquecimento dos seus fios, este post do Blog da Dra. Patricia Brasil, dermatologista em Fortaleza é para você!

Para quê serve o Minoxidil?

O tratamento com o Minoxidil permite que os fios permaneçam por mais tempo na fase de crescimento, isso se deve ao aumento dos vasos sanguíneos causados pela substância, a melhora na circulação sanguínea também promoverá uma maior absorção de nutrientes pelo bulbo capilar que é a raiz do seu cabelo.

Além disso o Minoxidil também atua na melhora da espessura dos fios, pois com o passar dos anos os fios vão se tornando cada vez mais finos e quebradiços, tais características favorecem ainda mais a queda capilar.


Como é o tratamento com Minoxidil?

No início do tratamento ministrado com o Minoxidil, os fios poderão cair com mais frequência, porém não se assuste, o que ocorre na verdade é que esses fios já estavam prestes a cair e com o uso do Minoxidil esse processo é apenas acelerado, pois o medicamento estimula a chamada fase anágena, que é a fase onde ocorre o nascimento e crescimento do cabelo, ou seja, o seu ciclo de vida. Logo após, os fios renascem mais fortes, saudáveis e com uma fase de crescimento bem mais prolongada e acelerada.

Atualmente também contamos com o Minoxidil oral, que é um tratamento ideal para os casos mais resistentes que não melhoram apenas com o Minoxidil tópico que é aquele em loção. Existem formulações diferenciadas do Minoxidil e o paciente deve se atentar quanto a prescrição do seu médico.

Efeitos Colaterais e informações importantes sobre o Minoxidil

Devemos ter em mente que todo medicamento poderá causar efeitos colaterais, portanto o Minoxidil deve ser utilizado com bastante cautela. Efeitos colaterais como a Hipertricose, que é o aumento exagerado de pelos pelo corpo, ou até mesmo a piora da queda capilar, podem ocorrer caso haja o uso incorreto do medicamente.

Portanto, bastante atenção! O tratamento com o Minoxidil deve ser prescrito e acompanhado apenas por um Médico Dermatologista, através da indicação deste profissional você poderá seguir o tratamento com segurança e tranquilidade, pois o médico indicará a dosagem, uso e aplicação correta para cada caso.

Se você se identificou com este tratamento, já ouviu falar da eficácia do Minoxidil e quer acabar de uma vez por todas com a calvície, alopecia e perda de cabelos, o primeiro passo é agendar a sua avaliação conosco! Apenas o Médico Dermatologista poderá indicar se o uso do Minoxidil se aplica ao seu caso, atuando além disso no controle dos seus possíveis efeitos colaterais, com toda a segurança e eficácia que um tratamento bem sucedido proporciona.  

Patricia Brasil - Doctoralia.com.br