Peelings

Você já deve ter ouvido falar, ou conhece alguém que já passou ou deseja passar, por esse tratamento maravilhoso chamado Peeling. Neste texto, a Dra. Patrícia Brasil, médica dermatologista em Fortaleza/CE, explica tudo sobre o Peeling, o tratamento de pele mais procurado no Brasil.

Acompanhe o texto e saiba se este tratamento é ideal para o seu caso!

O que é peeling? Como funciona? Quais os principais tipos de peeling?

O significado da palavra vem da expressão em inglês, to peel, que no português equivale a descamar.

E é exatamente isso que ocorre neste tipo de tratamento, as células da pele serão renovadas/substituídas por células novas através da descamação controlada, eliminando marcas de acne, rugas, manchas, perda de colágeno e elasticidade, controle da oleosidade, linhas de expressão, melasmas, estrias, sinais de envelhecimento precoce, dentre outros benefícios que permitem a conquista de uma nova pele, com brilho, viço, firmeza e livre de cicatrizes e marcas.

Como funciona o tratamento de peeling?

Como dito anteriormente, o Peeling é um tratamento que busca a renovação da pele através da substituição de células por meio da descamação controlada, esta ocorre quando o médico dermatologista ou cirurgião plástico utiliza métodos e substâncias controladas para promover a dermoabrasão.

A dermoabrasão é um procedimento que consiste numa raspagem cirúrgica, refinando as camadas mais superficiais da pele, permitindo que esta pele seja renovada e suavizada.

Geralmente o tratamento com Peeling dura em média 04 sessões, com intervalos de 15 dias aproximadamente, este fator dependerá das condições da pele de cada paciente, bem como do seu objetivo final.

Quais os tipos de peeling?

Existem alguns tipos de Peelings, e podemos dividi-los em tratamentos mais superficiais, médios e profundos.

Nos Peelings mais superficiais, também chamados de Peelings físicos (Peeling de Cristal, Peeling de Diamante, ou microdermoabrasão e ultrassom) apenas a epiderme (camada mais superficial da pele) será atingida, neste tipo, a recuperação é bastante breve, e é indicado para suavização da pele como um todo, tratando cravos, manchas, algumas cicatrizes, linhas e rugas. O médico poderá associar esse tipo de Peeling com outros para potencializar os efeitos do tratamento.

Nos Peelings médios será atingida a derme (camada intermediária da pele), nesta técnica o paciente terá uma recuperação mais lenta devido a descamação mais intensa da pele. Tratam-se dos famosos Peelings Químicos, que são a base de ácidos como o ácido retinóico, ácido  tricloroacético, salicílico, ácido glicólico, bem como o Peeling de fenol.

Já os Peelings profundos, alcançam a derme reticular (a camada mais profunda da pele), tendo uma ação bastante intensa. Este tipo de procedimento é indicado apenas para peles altamente danificadas, a descamação será bastante profunda e a recuperação pode ser bem mais lenta. 

Nos Peelings profundos poderão ser utilizados a associação de alguns procedimentos, por exemplo, é muito comum que o médico opte por utilizar técnicas que se intercalam entre os Peelings Químicos, Físicos e Mecânicos que são os Peelings a Laser. O Peeling de fenol, por exemplo, é um tipo químico também bastante utilizado para tratamentos mais profundos.

Antes de aderir ao peeling, fique atento:

Como podemos ver, existem vários tipos de Peeling, apenas através de uma avaliação médica minuciosa da sua pele, o profissional médico poderá indicar qual o tipo de Peeling mais adequado ao seu caso, realizar este tipo de tratamento com profissionais sérios e devidamente habilitados é primordial para que o paciente alcance resultados positivos.

O Peeling feito de maneira incorreta e negligente pode gerar danos permanentes na pele, como deformidades, cicatrizes, queimaduras, assim como infecções, deformações e demais sequelas, portanto, é primordial que o paciente se submeta ao tratamento apenas com médico dermatologista ou cirurgião plástico.

Principais cuidados após o peeling

Após o Peeling, a pele estará bastante sensível, e exige certos cuidados como:

  • Não se expor ao sol;
  • Usar protetor solar várias vezes ao dia, opte por filtros solares com no mínimo FPS 30;
  • Beba bastante água;
  • Utilize hidratantes, de preferência os que contenham ácido ascórbico (vitamina C), que auxiliam na cicatrização da pele;
  • Evite o uso de cigarro e álcool;
  • Evite alimentos muito gordurosos, opte por frutas, vegetais e carnes magras;
  • Siga todas as orientações do seu médico para uma recuperação tranquila e excelentes resultados.

 

A regeneração e recuperação da pele após o Peeling varia de acordo com o tipo utilizado. Em peelings superficiais, o tempo de recuperação dura em média 05 dias, nos mais profundos a recuperação total apenas se dará em torno de 30 a 45 dias.

Faça seu Peeling com toda a segurança!

O Peeling é um verdadeiro aliado para se conquistar uma pele dos sonhos, não é atoa que é um dos tratamentos mais procurados no Brasil e no mundo. Seus benefícios vão além de uma pele totalmente regenerada, sem manchas, rugas, cicatrizes, flacidez, com uma pele revitalizada e livre de imperfeições as pessoas voltam a conquistar sua auto estima e isso afeta diretamente na qualidade de vida. 

 

Se você quer fazer seu Peeling com segurança, confiança e tranquilidade, agende sua consulta com a Dra. Patrícia Brasil, médica dermatologista em Fortaleza/CE, que possui experiência e credibilidade no assunto, atuando com os tratamentos mais modernos e eficazes para que você redescubra a sua beleza!

Entre em contato e agende a sua consulta.

Patricia Brasil - Doctoralia.com.br