Queda de Cabelo

A preocupação de muitos homens e mulheres é, sem dúvida, a queda de cabelo. Sinal de jovialidade, os cabelos devem ser tratados de forma séria. Em muitos casos, a calvície já começa ainda na juventude em torno dos 18 anos ou até antes. E se engana quem pensa que atinge apenas os homens. Apesar de ser bem menos comum nas mulheres, a calvície feminina existe e traz sérias consequências à autoestima feminina. Geralmente, pacientes começam buscando ajuda em salões de beleza e clínicas de estética utilizando produtos que prometem a volta dos cabelos. Depois, procuram médicos dermatologistas especialistas em cabelo como a Dra. Patricia Brasil. A dermatologista Dra. Patricia Brasil está pronta para lhe ajudar a recuperar a autoestima perdida com os tratamentos para queda de cabelo mais eficazes e inovadores, com resultados comprovados.

Como saber se minha queda de cabelo é calvície?​​

Alguns sinais específicos de queda de cabelo sugerem o diagnóstico de calvície. Na calvície, o paciente refere a rarefação dos fios, com a visualização do couro cabeludo ao se pentear. Os fios vão ficando finos com o passar do tempo, e o paciente vai notando a presença das entradas, coroa e aumento da testa. Na maioria dos casos, os pais, avós ou outro parente de 1 grau são calvos.  Através de uma consulta detalhada e demorada, com anamnese completa e investigação familiar fechamos o diagnóstico de calvície ou alopecia androgenética. Além disso, um exame físico detalhado do seu couro cabeludo, complementado por exame de imagem dos seus fios (tricoscopia digital) mostra a presença de características específicas que fecham o diagnóstico.​

E agora que tenho calvície, como posso tratar? ​

Existem vários tratamentos para calvície, desde aqueles que você faz em casa com loções, shampoos e comprimidos, até, àqueles, que você faz no consultório médico. Cada tratamento vai depender do grau de calvície que você se encontra. Algumas substâncias tem sua eficácia comprovada há anos para calvície, como: minoxidil e a finasterida. Eles realmente são bastante eficazes, porém tem uma resposta demorada e devem ser usados por um longo período para terem resultado. Por isso, cada vez mais, associamos tratamentos feitos em consultório por uma dermatologista especialista em cabelo como a Dra Patricia Brasil, a fim de acelerar a resposta e termos o crescimento mais rápido de novos fios. Dentre esses tratamentos temos: mesoterapia capilar e a indução percutânea de colágeno (popularmente conhecido como microagulhamento).

A mesoterapia capilar é uma técnica desenvolvida recentemente que consiste na injeção intradérmica de ativos no couro cabeludo capazes de estimular o crescimento de novos fios. O procedimento é realizado no consultório sob anestesia tópica e, algumas vezes, injetável local. É feita, numa mesma sessão, a injeção de 03 ampolas com diferentes ativos concentrados para estímulo e crescimento de novos fios. A agulha apresenta o menor tamanho possível (4mm) a fim de atingir o local onde ficam os fios e, com isso, o procedimento é praticamente indolor. O paciente só poderá lavar o cabelo no dia seguinte e retornará para realização de nova sessão em, no máximo, 20 dias. O número de sessões para se ter o resultado desejado é variável, desde 1 sessão até 10 sessões ou mais, vai depender do grau de calvície no qual o paciente se encontra. Porém, a partir da primeira sessão, já podem ser visualizados novos fios em crescimento.

O outro procedimento também realizado em consultório e para casos mais avançados de calvície é a indução percutânea de colágeno (microagulhamento). Esse procedimento é feito sob anestesia local completa do couro cabeludo. Em seguida, são introduzidos no couro cabeludo do paciente um rolo com mais de 90 microagulhas de tamanho pequeno (2mm), até sangramento do mesmo. Pela presença do sangramento, essa técnica só pode ser realizada por médico dermatologista especialista em cabelo, como a Dra. Patricia Brasil, que domine todas as etapas do procedimento, com assepsia e antissepsia adequadas e correta técnica de execução, a fim de que não haja ferimento no couro cabeludo. O paciente só poderá lavar o couro cabeludo no dia seguinte e o procedimento demora, em média, 1 hora. O número de sessões vai variar de acordo com o grau de calvície, e a resposta é vista logo após a primeira sessão, com o surgimento de novos fios.

Antes de cada um desses procedimentos, você terá uma explicação completa e detalhada com a Dra. Patricia Brasil.

​Recuperação

​Será colocada uma touca cirúrgica ainda na sala de procedimentos que deverá permanecer por 4-6 horas. O paciente só poderá lavar o cabelo no dia seguinte e retornará para realização de nova sessão em, no máximo, 20 dias.
​• Desconforto: leve nas primeiras horas;
• Recuperação: Atividades profissionais podem iniciar já no mesmo dia, mas atividade física só no dia seguinte.
• Resultado final: 1 mês

Perguntas Frequentes

Depende do grau de calvície. Porém, no mínimo, 4 sessões para obtenção de resultados satisfatórios.​

Não. Você poderá sentir um leve incômodo e ardor. Vermelhidão do couro cabeludo pode ocorrer. O sangramento presente logo após o procedimento cessa na primeira hora.    ​

Não. Os fios que nascem após o procedimento não caem. Os fios que podem cair após o procedimento são fios que já iriam cair, a queda é só antecipada. ​

No mínimo 20 dias após o primeiro procedimento. 

Apesar de todo procedimento ter risco, a Dra. Patricia Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ela durante a consulta.

Patricia Brasil - Doctoralia.com.br