Tumores de Pele
Sabe aquele “sinal” que te incomoda há bastante tempo e que você tinha medo de tirar? Uma cirurgia pode retirar esses “sinais” com o mínimo de dano e excelente resultado estético, ficando quase imperceptível a cicatriz. Cientificamente chamados “nevus”, essas lesões podem ser precursoras de algum tipo de câncer de pele e por isso podem ter a indicação não apenas estética, assim como terapêutica.
Tenho indicação de retirar meu “sinal”?
O procedimento
• Anestesia: local;
• Tempo cirúrgico: 30min a 1h (depende do tipo de tumor); .
Recuperação
• Recuperação: Atividades profissionais podem iniciar depois de 2 dias. Atividades físicas após 7 dias. Pode dirigir após 2 dias.
• Resultado final: 3 meses.
Perguntas Frequentes
Após 1 ano da cirurgia, a pequena cicatriz no caso de “sinais” fica praticamente imperceptível.
Sim. Pode se tratar provavelmente de um lipoma ou cisto sebáceo. Apesar de o lipoma ser uma lesão benigna, em alguns casos, essa massa pode ser um tumor maligno como o liposarcoma e que, portanto, deve ser retirado.
- Cresce de tamanho
- Muda de cor
- Muda sua textura
- Tem bordas irregulares
- Coça
- Sangra
- Não melhora em até 4 semanas
Somente após avaliação através de uma consulta médica com a Dra. Patricia Brasil poderá ser dado o diagnóstico. Porém alguns indícios podem ser nos levar a pensar em câncer, além dos critérios já citados acima. As pintas podem ser classificadas em uma regra chamada ABCDE, que consiste em avaliar quatro características distintas. Uma mesma pinta pode apresentar uma ou mais dessas categorias e quanto maior o número, maior o grau de suspeita de ser um tumor de pele. Alguns tumores malignos de pele, porém, fogem dessa descrição e o melhor é procurar a Dra. Patricia Brasil na Brasil Plastic se você suspeitar de algo diferente.
Primeiramente, você deve procurar a Dra. Patricia Brasil para realizar uma avaliação. Após a avaliação, ela indicará se será preciso retirar o tumor.
Somente após uma avaliação completa com a Dra. Patricia Brasil através de uma consulta médica, será possível fazer um orçamento. Isso varia de caso a caso e depende de muitos fatores como: tipo de cirurgia (se precisará reconstruir ou não), tempo do procedimento, grau de dificuldade técnica etc. Cada caso é único.
Apesar de todo procedimento cirúrgico ter risco, a Dra. Patricia Brasil só realiza todos os seus procedimentos com total segurança, tomando todas as medidas necessárias para diminuir a chance de complicações. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com ela durante a consulta.